Aprex Webmail e U ) *
Joinville - Sexta-feira, 24 de Maio de 2019 - Santa Catarina


Newsletter
Para receber a Newsletter da Vidaverde, preencha o formulário abaixo.
Nome:
Profissão:
E-mail:
Desejo receber
newsletter
Desejo cancelar
recebimento das
newsletters

Tentativa de acordo sobre retirada de areia

Comissão espera resolver impasse em Santo Amaro
01/06/2006 - Uma comissão formada por empresários, entidades e poder público vai buscar alternativas para superar a tensão entre agricultores e extratores de areia na bacia do rio Cubatão, no município de Santo Amaro da Imperatriz. A iniciativa é o primeiro resultado da audiência pública realizada terça-feira na sede do Sindicato dos Agricultores de Santo Amaro para discutir o assunto, com o apoio da comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Santa Catarina (Fetaesc).

A prática da extração de areia pelo sistema de cava em terras agriculturáveis nas regiões de Rio do Sul e Braço São João tem motivado protestos de agricultores que temem danos ao lençol freático e a diminuição de espaços para a atividade. Os empresários se defendem afirmando que a extração é licenciada pelos órgãos ambientais do Estado e do Município e que a água acumulada nos lagos criados com a extração está servindo para a irrigação das lavouras na região.

Estão representados na comissão a Prefeitura Municipal, por meio das secretarias do Meio Ambiente e da Agricultura, a Fundação de Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), o Sindicato dos Agricultores e a Associação dos Extratores, além da Câmara Municipal e líderes comunitários do Sul do Rio e Braço São João. O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o Ministério Público Federal (MPF) e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) não foram convidados para integrar a comissão.

Fonte: Jornal A Notícia

Leia parecer da Vide-presidente da Vidaverde, Nilsa Gramkow, sobre a questão.