Aprex Webmail e U ) *
Joinville - Segunda-feira, 22 de Maio de 2017 - Santa Catarina


Newsletter
Para receber a Newsletter da Vidaverde, preencha o formulário abaixo.
Nome:
Profissão:
E-mail:
Desejo receber
newsletter
Desejo cancelar
recebimento das
newsletters

Marketing sustentável
31/05/2006 - Ao longo dos últimos 50 anos a mídia e o mercado consumidor têm se expandido sobremaneira; a influência dos meios de comunicação sobre as decisões de compra cresceu proporcionalmente. O consumo desenfreado, e muitas vezes desnecessário, também acelerou nas últimas décadas. Empresas, no afã de “crescerem para não morrer”, criam diariamente novas necessidades, hábitos e produtos que a imprensa divulga através de campanhas que contribuem para um consumo exacerbado, incentivado pelo crédito facilitado e pelo endividamento progressivo.
Grande parte dos produtos consumidos utiliza matéria prima extraída de uma fonte que se julgava inesgotável: a Natureza. O que Adam Smith, idealizador do capitalismo, não percebeu é que os recursos naturais são finitos e o poder de regeneração do ambiente natural é limitado. Estes recursos estão sendo explorados além do limite razoável, considerando a capacidade de regeneração dos biomas e ecossistemas, que são integrados e interdependentes, e por isto mesmo, extremamente frágeis.
O lixo produzido, em grande parte, pelo excesso de consumo e a poluição crescente que resulta  do processo de fabricação e uso de bens, é outro problema ainda não equacionado adequadamente. Ambos geram impactos ambientais sérios; muito pouco do lixo produzido atualmente é reciclado e depositado em condições apropriadas.
Estamos diante de um dilema. Indústrias precisando expandir e garantir sua sobrevivência, o mercado de trabalho gerando novos consumidores, ao mesmo tempo em que recursos naturais dão sinais de esgotamento e a Natureza começa a perder seu poder regenerador devido à degradação dos ecossistemas, além dos limites de “sustentabilidade”. A exploração indiscriminada destes recursos e a poluição generalizada estão comprometendo a água, solo, florestas, minerais, oceanos, e a própria atmosfera.
Como contraponto se multiplicam consumidores conscientes, que se preocupam com o meio ambiente e a  responsabilidade social ao fazerem suas compras incentivando novos padrões de produção e consumo alinhados a parâmetros de sustentabilidade planetária. No Brasil eles já representam mais de 40% e estão redirecionando a indústria e o setor financeiro. Estes brasileiros compram produtos de empresas ecológica e socialmente responsáveis, mesmo que custem mais caro. São importantes formadores de opinião: falam mal a amigos de produtos elaborados por empresas irresponsáveis, mas recomendam as que consideram éticas. Por isto tem grande influência sobre a imagem das companhias.
O marketing tradicional, que contribuiu para o crescimento do consumo irresponsável , será levado a refletir e divulgar novos valores e hábitos relacionados à sustentabilidade e à ética. A crescente mudança no perfil dos consumidores   conscientes  das conseqüências do consumo de produtos desnecessários, ou social e ambientalmente incorretos, favorecerá empresas comprometidas com o bem estar da sociedade. O marketing  será ,mais e mais, um importante instrumento para criar mercado através da difusão de valores e hábitos de consumo que construam um círculo virtuoso entre  empresas e  sociedade, contribuindo para a sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Sibylla Schneider Dietzold, Presidente ONG VidaVerde

Data: 31/5/2006


Fonte: Jornal A Notícia – Caderno AN Verde





Semana do Meio Ambiente:
Colégio Energia e VidaVerde promovem 4ª edição da Casa Consciência
Projeto Casa Consciência
ganha Prêmio Expressão de Ecologia
Participe do Jantar do Dia da Árvore
Lançada cartilha sobre rio do Braço em Joinville
Terceira edição da mostra Casa Consciência abre Semana do Meio Ambiente

É o fim do mundo
A importância da camada superficial de solos para a sociedade brasileira
A devastação continua, incentivada
Tentativa de acordo sobre retirada de areia
Marketing sustentável

Projeto Casa Consciência muda atitude dos estudantes
Municípios não podem autorizar extração de areia em leitos de rios
Lançada Cartilha Ambiental
Programa Treinee em meio ambiente
ONG VidaVerde divulga trabalho na Semana do Meio Ambiente

Preocupações dos agricultores são legítimas
Poluição
Cota 40
Ocupação inteligente?
Cota 40

Rio do Braço precisa de atenção
Casa desperta consciência ecológica
Casa ecologicamente correta em exposição
Ong Vida Verde coordena a revitalização do rio do Braço
Entregue prêmio de ecologia


Não fique indiferente!

03/10 - 20:00
Palestra Loteamento Ecológico...
22/09 - 19:30
Jantar do Dia da Árvore...
21/09 - 14:30
Dia da Árvore – Enriquecimento da Mata Ciliar...
30/08 - 19:00
Lançamento da Cartilha Ambiental em Pirabeiraba...
20/06 - 03:07
Gestão Escolar e as Tecnologias Educacionais...
11/06 - 02:52
1º Encontro Ambiental Comunidade Ribeirão do Cubatão...
13/02 - 04:21
Audiência pública para tratar da questão do Morro do Boa Vista....
02/02 - 02:19
Cerimônia de posse do Prof. NÉLCIO LINDNER...
17/11 - 11:10
Palestra: Utilização da água da chuva...
17/11 - 11:08
Palestra: Adubação orgânica "Bocache" em orquídeas...

25/11 - 04:04
3º Simpósio da Defesa Civil...
19/10 - 11:45
Seminários de Áreas Prioritárias para as regiões Sul, Sudeste e Nordeste...
17/10 - 20:00
Palestra Loteamento Ecológico...
20/09 - 08:00
1º Congresso Brasileiro de Responsabilidade Socioambiental nas Instituições Financeiras...
12/09 - 04:42
Congresso Brasileiro de Comunicação Ambiental...
30/08 - 08:00
Gerenciando Resíduos Perigosos...
02/08 - 09:00
Curso de Elaboração de Projetos Sociais para Captação de Parceiros e Patrocínio...
26/07 - 05:29
Rede Brasileira de Agendas 21 locais...
25/07 - 14:00
Seminário de Capacitação em Educação Ambiental...
10/06 - 05:50
1º Encontro Sobre Democracia Ambiental e Controle Social ...



Assine o manifesto

Contribua com a VidaVerde
A VidaVerde se mantém com o apoio financeiro de seus associados, empresas e todos os que queiram contribuir...
Adesivo Vidaverde
Botons Vidaverde
Camisetas Vidaverde

Rio do Braço...
Caieiras...
Morro Boa Vista...

Nascentes: A caminho da salvação
Manguezal: A importância da preservação
Vidaverde: Faça parte
Boa Vista: Ligue por mim
Boa Vista: Joinville abraça este morro

Projeto do Parque do Boa Vista prevê preservação ambiental associada a lazer
Parque é primeira grande conquista



Política Copyright Mapa Ajuda Apoio